Na natureza, os felinos estão sempre em atividade, seja a caçar, a explorar, a fugir de predadores ou a procurar parceiros sexuais. No entanto, em cativeiro, isso é limitado, o que pode gerar tédio e distúrbios comportamentais.
O enriquecimento ambiental cognitivo (EAC) tem como principal função estimular a capacidade intelectual do animal através da resolução de problemas e desafios, seguidos de uma recompensa como reforço positivo.
A utilização de meios de enriquecimento que os estimulem constantemente e que mimetizem comportamentos naturais é essencial para o seu bem-estar e qualidade de vida.
Abaixo, algumas dicas de EAC para introduzir na rotina do seu gato:
Jogos: Existem diversos produtos, como tabuleiros e peças, no mercado, nos quais são escondidos petiscos, e o gato precisa descobrir como aceder a eles.
Brincadeira estruturada: No post - Sabes brincar com o seu gato? -, explico melhor como aplicar. Esta brincadeira simula a caça, sendo muito estimulante para os felinos. Pode-se usar varinhas com penas na ponta, que eles adoram!
O laser pode também ser utilizado com moderação, sempre avaliando se o gato não se frustra. O indicado é intercalar com brinquedos físicos, nos quais ele consiga capturar o brinquedo, para trazer a sensação de recompensa.
Brinquedos recheados com comida são uma excelente opção, pois o gato é desafiado a encontrar soluções para conseguir aceder ao alimento. Veja o post - Enriquecimento alimentar é necessário para o seu gato? -, para saber mais.
Treino de comandos: Pode-se ensiná-lo a sentar, a dar a pata e, com o tempo, desafiá-lo a fazer comandos mais complexos. Utilizando o reforço positivo correto, como petiscos que ele goste, é excelente para os estimular.
Pode-se sempre utilizar Catnip associado a estas brincadeiras para torná-las ainda mais divertidas.
Gostou? Que tal implementar essas dicas no dia-a-dia do seu gatinho ou gatinha?
Comments